Você sabia que o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) oferece diversos benefícios previdenciários que vão muito além da aposentadoria? Garantir seus direitos depende de conhecer bem as opções disponíveis e estar em dia com a sua contribuição.
Neste artigo, vamos explicar quais são os principais benefícios previdenciários e quem tem direito a cada um deles.
São auxílios oferecidos pelo INSS aos trabalhadores e segurados que contribuem com a Previdência Social. Esses benefícios têm o objetivo de garantir proteção financeira em momentos de incapacidade para o trabalho, idade avançada, maternidade, entre outros.Você sabia que o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) oferece diversos benefícios previdenciários que vão muito além da aposentadoria? Garantir seus direitos depende de conhecer bem as opções disponíveis e estar em dia com a sua contribuição.
Neste artigo, vamos explicar quais são os principais benefícios previdenciários e quem tem direito a cada um deles.
Concedida aos trabalhadores urbanos e rurais que atingem a idade mínima exigida (hoje, 62 anos para mulheres e 65 para homens, com tempo mínimo de contribuição).
Para o segurado que, após perícia médica, for considerado permanentemente incapaz de exercer atividade laboral.
Destinado a quem está temporariamente incapacitado para o trabalho e comprove essa condição através de perícia.
Pago à segurada durante o período de afastamento por nascimento de filho, adoção ou guarda judicial para fins de adoção.
Benefício pago aos dependentes do segurado que veio a falecer.
Pago aos dependentes de segurado de baixa renda que esteja preso em regime fechado.
Embora não seja um benefício contributivo, garante um salário mínimo mensal a idosos com 65 anos ou mais e pessoas com deficiência em situação de vulnerabilidade social.
O pedido pode ser feito diretamente pelo site ou aplicativo Meu INSS. É necessário estar com a documentação em dia e, em alguns casos, passar por perícia médica.
Para evitar erros que possam levar à negação do benefício, é sempre recomendável buscar a orientação de um advogado especializado em Direito Previdenciário.
Muitos pedidos são indeferidos por falhas simples, como documentação incompleta ou falta de comprovação do direito. Um advogado especializado analisa o caso com atenção, orienta sobre documentos e acompanha todo o processo, inclusive em casos de recursos ou ações judiciais.
O escritório Alonso e Zanela é especializado em Direito Previdenciário e está pronto para te ajudar a garantir os seus direitos junto ao INSS. Entre em contato conosco e agende uma consulta!